SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Tecnologías móviles en la escuela: cartografía de los movimientos de la gestión escolarEnsino Médio: trajetória histórica e a dualidade educacional presente nas diferentes reformas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

NEITZEL, Adair de Aguiar  y  MARTINS, Elaine Cristina da Silva. A dinamicidade do livro de literatura infantil: inovações poéticas e deslocamentos. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.533-554. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p533.

Este artigo tem como objetivo analisar como os aspectos gráficos dos livros permitem deslocamentos que ampliam as possibilidades de leitura, problematizando como eles interferem na recepção da obra. Lida-se com a hipótese de que os elementos gráficos traduzidos como layout (as ilustrações, as linhas, os espaços vazios e ocupados, as cores, as letras e a diversificação maiúscula, minúscula, como também a espessura) expandem o potencial da escrita e tendem a multiplicar sentidos, imprimem dinamicidade, interatividade, multilinearidade ao texto e oferecem ao leitor percursos variados de leitura. Esta pesquisa trata de uma análise bibliográfica de abordagem qualitativa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, estabeleceu-se um estudo dos aspectos gráficos segundo Gomes Filho, Araújo, Camargo, Ramos e Nunes. As discussões acerca dos deslocamentos têm como fundamento os estudos de Barthes. Como resultado, indica-se que os dois livros analisados Os lobos dentro das paredes, de Neil Gaiman, e O menino que vendia palavras, de Ignácio de Loyola Brandão, promovem um diálogo entre o texto verbal e os vários elementos que compõem o layout, auxiliando na valorização do livro como objeto artístico. Por meio das inovações gráficas, o conjunto de elementos utilizados gera inovações poéticas vibrantes que marcam uma revolução na concepção de livro infantil e uma mutação na leitura.

Palabras clave : Educação; Literatura Infantil; Hipertextualidade.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )