SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2El papel de la escuela en los "Ensayos" para la ciudadaníaDocência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Janaina Cassiano  y  HAI, Alessandra Arce. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal na educação infantil: apropriações nas produções acadêmicas e documentos oficiais brasileiros. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.602-628. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p602.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou apreender e analisar a apropriação dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural na educação infantil no período de 2000 a 2009. Realizou-se um levantamento bibliográfico dos documentos do Ministério da Educação (MEC) e das produções acadêmicas (teses) relacionadas ao tema neste período. Uma das categorias analisada e destacada neste texto é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Verificou-se que nas Teses e nos Documentos do MEC o aspecto mais trabalhado no que se refere à ZDP foi a definição deste conceito, que foi apresentado como sendo a distância entre o que a criança consegue realizar sozinha (desenvolvimento real) e o que esta executa com o auxílio de um adulto ou com a colaboração de outra(s) criança(s) mais experiente(s) (desenvolvimento potencial). Com relação à brincadeira, a maioria dos autores a utilizou como criadora de ZDPs. Já no que se refere ao ensino, os autores, de modo geral, enfatizaram que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. Considera-se que esta análise se faz necessária para que possamos compreender o processo de apropriação das ideias dessa corrente no cenário brasileiro na primeira década do século XXI. Acredita-se que esse percurso auxiliará na tentativa de construir as pistas necessárias para o entendimento desse movimento complexo que se dá em torno das ideias difundidas e estudadas acerca da educação, especificamente, a educação da criança pequena.

Palabras clave : Psicologia Histórico-Cultural; Educação Infantil; Zona de Desenvolvimento Proximal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )