SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The concept of zone of proximal development in early childhood education: appropriations in academic productions and Brazilian official documentsBetween absences and honors: control and discipline in the process of professional socialization of female teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

CORREA, André Garcia  and  MILI, Daniel. Docência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.629-653. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p629.

Este artigo analisa as adequações pedagógicas feitas por professores para melhor ensinar em um Curso de Licenciatura em Educação Musical na modalidade de Educação a distância (EaD). O texto resultou de uma investigação qualitativa que utilizou questionários online e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, que foram analisados com um referencial teórico de Educação, Educação Musical e EaD. A análise indicou que a docência virtual, quando comparada ao ensino de música na modalidade tradicional (presencial), apresenta limitações de ordem técnica e tecnológica. Por outro lado, há potencialidades e vantagens em relação à docência presencial. Foram identificadas três razões que estimulam os professores a fazer adequações pedagógicas quando desejam realizar a docência virtual com melhor qualidade: a) mudanças nas formas de interação professor-aluno, visto que o atendimento pode ser mais individualizado na EaD; b) aprendizagem necessária para o uso intensivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e c) frequente, intensiva e concomitante adoção de múltiplas mídias, com destaque para os meios audiovisuais e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Keywords : Educação a Distância; Saberes do Docente; Educação Musical.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )