SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2El concepto de zona de desarrollo próximo en la educación infantil: apropiaciones en las producciones académicas y documentos oficiales brasileñosEntre faltas e estrelas: controle e disciplina no processo de socialização profissional de professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CORREA, André Garcia  y  MILI, Daniel. Docência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.629-653. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p629.

Este artigo analisa as adequações pedagógicas feitas por professores para melhor ensinar em um Curso de Licenciatura em Educação Musical na modalidade de Educação a distância (EaD). O texto resultou de uma investigação qualitativa que utilizou questionários online e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, que foram analisados com um referencial teórico de Educação, Educação Musical e EaD. A análise indicou que a docência virtual, quando comparada ao ensino de música na modalidade tradicional (presencial), apresenta limitações de ordem técnica e tecnológica. Por outro lado, há potencialidades e vantagens em relação à docência presencial. Foram identificadas três razões que estimulam os professores a fazer adequações pedagógicas quando desejam realizar a docência virtual com melhor qualidade: a) mudanças nas formas de interação professor-aluno, visto que o atendimento pode ser mais individualizado na EaD; b) aprendizagem necessária para o uso intensivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e c) frequente, intensiva e concomitante adoção de múltiplas mídias, com destaque para os meios audiovisuais e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Palabras clave : Educação a Distância; Saberes do Docente; Educação Musical.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )