SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Docência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distânciaTeoría de las Formas de saber y educación dialógica en los cursos de Formación del Profesorado en la educación a Distancia: conducta de los tutores de estudios en las actividades del Foro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

KNOBLAUCH, Adriane. Entre faltas e estrelas: controle e disciplina no processo de socialização profissional de professoras. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.654-670. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p654.

Este artigo objetiva analisar a socialização profissional de cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que iniciaram sua carreira em uma escola da periferia de Curitiba. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2006, por meio de observação e entrevistas. Com base em Pierre Bourdieu, socialização profissional foi entendida como o processo pelo qual ocorre a incorporação de aspectos do habitus próprio de um grupo profissional que se dá a partir do habitus de origem dos agentes. A escola, que sabia ser uma escola de passagem, desenvolveu estratégias para conter o excessivo número de faltas de seus alunos e atos de indisciplina. A análise dos dados, baseada em Bourdieu, demonstrou serem estratégias de controle dos alunos e também das professoras iniciantes, que rapidamente as acataram e passaram a contribuir para seu aperfeiçoamento. Conclui-se que essa aceitação decorreu da noção de trabalho associado ao esforço e empenho pessoais, presente em seu habitus de origem, de modo que tais disposições foram mantidas no processo de socialização profissional.

Palabras clave : Formação Docente; Ensino Fundamental; Cultura Escolar.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )