SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Teoría de las Formas de saber y educación dialógica en los cursos de Formación del Profesorado en la educación a Distancia: conducta de los tutores de estudios en las actividades del ForoEscritos e invenciones de la experiencia del grupo teatral del CERA: otros dichos, otros espacios-tiempos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PALCHA, Leandro Siqueira  y  OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.695-716. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p695.

Este estudo investiga seis diários de estágio produzidos por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas que descrevem as observações realizadas sobre uma Escola Pública e tem por objetivo observar como os mecanismos ideológicos que se confrontam no espaço escolar emergem nessas descrições. Para isso, aproximamos a Escola da Cidade, analisando o entrelaçamento entre o mundo do ensino e a realidade dos sujeitos a partir da Análise de Discurso, em especial os conceitos de Ideologia, de Discurso Urbano e dos conceitos antropológicos de Lugar (espaço em que há relação entre identitário, relacional e histórico) e Não-Lugar (ilustrado pela relação de distanciamento). Observamos que os estagiários apontam a Escola em meio a uma crise de lugar identitário, relacional e histórico. Crise em que as noções de lugar e não-lugar coexistem no mesmo espaço, ao mesmo tempo. Destaca-se que na produção do conhecimento escolar e na formação de professores não se pode pensar em práticas, mas em práxis (ações históricas, dialógicas e dialéticas), concebendo a Escola como espaço multifacetado, produtor de discursos e ideologias, em que as provisoriedades, os conflitos, as pluralidades, crises e rupturas se entrecruzam.

Palabras clave : Escola; Interpretação; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )