SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Teoria dos Modos de Saber e Educação Dialógica em Cursos de Formação de Professores a Distância: conduta dos tutores nas atividades de estudo FórumEscritos e invenções da experiência do Grupo Teatral do CERA: outros ditos, outros espaços-tempos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PALCHA, Leandro Siqueira  e  OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.695-716. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p695.

Este estudo investiga seis diários de estágio produzidos por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas que descrevem as observações realizadas sobre uma Escola Pública e tem por objetivo observar como os mecanismos ideológicos que se confrontam no espaço escolar emergem nessas descrições. Para isso, aproximamos a Escola da Cidade, analisando o entrelaçamento entre o mundo do ensino e a realidade dos sujeitos a partir da Análise de Discurso, em especial os conceitos de Ideologia, de Discurso Urbano e dos conceitos antropológicos de Lugar (espaço em que há relação entre identitário, relacional e histórico) e Não-Lugar (ilustrado pela relação de distanciamento). Observamos que os estagiários apontam a Escola em meio a uma crise de lugar identitário, relacional e histórico. Crise em que as noções de lugar e não-lugar coexistem no mesmo espaço, ao mesmo tempo. Destaca-se que na produção do conhecimento escolar e na formação de professores não se pode pensar em práticas, mas em práxis (ações históricas, dialógicas e dialéticas), concebendo a Escola como espaço multifacetado, produtor de discursos e ideologias, em que as provisoriedades, os conflitos, as pluralidades, crises e rupturas se entrecruzam.

Palavras-chave : Escola; Interpretação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )