SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Escritos e invenções da experiência do Grupo Teatral do CERA: outros ditos, outros espaços-tempos. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.717-737. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p717.

Este artigo socializa parte de pesquisa concluída sobre as peças escritas e ensaiadas pelo Grupo Teatral do CERA, que funcionou durante vinte anos em uma escola técnica, denominada Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA), localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. O estudo sobre o teatro utilizou textos de algumas peças, folders, jornais e depoimentos. Estabeleceu-se diálogo com estudos foucaultianos para problematizar e analisar o material selecionado. Seguindo essa perspectiva, os materiais foram desierarquizados, considerados constituidores da realidade e dos sujeitos e inscritos no que se pode denominar "dispositivo de escolarização". Considerou-se a produção teatral como um entre outros discursos que se entrecruzaram nos programas da Instituição Escolar em questão para a constituição de sujeitos capacitados a atuarem como técnicos. Entretanto, e diferentemente das demais práticas discursivas reproduzidas/produzidas na escola, à atividade teatral colocou-se a tarefa de formar plateias para o teatro e (re)inventar uma identidade ao sul-matogrossense, após a divisão do Estado de Mato Grosso, no final dos anos de 1970. Funcionando como Grupo Teatral no período de 1978 a 1997, foram produzidas e encenadas dezenove peças, uma a cada ano. Colocou-se, sobre uma diversidade de acontecimentos históricos e socioculturais, um feixe de luz, tomando-os como material fundante da identidade a ser construída. Cercados pelo estudo, pelo trabalho e pelo isolamento do internato, esse exercício coletivo, em que constituiu a experiência teatral, tentou contribuir para a configuração identitária e pode ter afetado os jovens em suas "vidas comuns".

Palabras clave : Exercícios; Valorização da Experiencia; Teatro Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )