SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3O lastro educacionalizante da experiência contemporânea: problematizações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

DEPAEPE, Marc  y  SMEYERS, Paul. Educacionalização como um processo de modernização em curso. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.753-768. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p753.

O presente artigo discute a noção de “educacionalização”, entendida como a orientação global ou tendência de pensar a educação como ponto focal para abordar ou resolver os problemas sociais. A intenção deste trabalho é oferecer uma visão geral sobre o entendimento de educacionalização e apresentar outros trabalhos que o utilizam como principal lente teórica, propondo-se a ser uma leitura de referência sobre este conceito que vem sendo utilizado por diversos pesquisadores, principalmente na Europa e América do Norte. Em um primeiro momento, o artigo situa o conceito de educacionalização em diferentes momentos históricos, mostrando distintos entendimentos desde que foi cunhado na década de 1950 pelo sociólogo Janpeter Kob. Partindo dessas observações, o artigo discute o entendimento de educacionalização do social no cenário atual, mostrando uma progressiva reconfiguração dos processos escolarizados nesse sentido. Para finalizar, é apresentada uma revisão de alguns trabalhos articulados em torno deste conceito, oferecendo ao leitor a possibilidade de posterior aprofundamento no tema.

Palabras clave : Educacionalização; Educação Básica; Escola.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )