SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Educacionalização como um processo de modernização em cursoEstratégias de regulação da vida escolar contemporânea: uma análise do 8º prêmio professores do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

AQUINO, Julio Groppa  e  VIEIRA, Elisa. O lastro educacionalizante da experiência contemporânea: problematizações. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.769-791. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p769.

A título de inscrição no debate acerca daquilo que alguns autores têm denominado pedagogização ou educacionalização do social, o presente trabalho propõe-se a abordar a performatividade discursiva em torno da intensificação de práticas educacionais para além de sua versão formal, compreendendo esse movimento como um processo sócio-histórico de inegável impacto na gestão de condutas humanas e, por extensão, na conformação de cidadãos educáveis. A análise, cuja fundamentação teórico-metodológica dialoga estreitamente com o pensamento de Michel Foucault, empreende uma contextualização cartográfica das iniciativas teóricas e práticas em torno da educação não escolar, tendo como base um conjunto de textos publicados em dez periódicos nacionais de ampla circulação na área da educação durante as últimas duas décadas (1995-2014). Tal material empírico, aqui entendido como locus de circulação e validação do que se tem produzido nas práticas pedagógicas não formais em tempos recentes, oferece ocasião privilegiada para a problematização das novas feições que o horizonte educacional vem assumindo. Trata-se, assim, de compor um inventário de tematizações, teorizações e métodos que se afirmam a reboque de práticas educacionais situadas fora do escopo clássico da instituição escolar e que, segundo nossa hipótese, portariam um proeminente acento educacionalizante a investir os modos de vida contemporâneos.

Palavras-chave : Educação Extraescolar; Revistas de Educação; Foucault, Michel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )