SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Regulation strategies of contemporary school life: an analysis of the 8th brazilian teacher prizeEthical, aesthetic and political dimensions of pedagogy: beyond “epistemologização” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Thiago Mota Fontenele  and  COSTA, Sylvio Gadelha. A avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberal. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.814-839. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p814.

O presente artigo trata da avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberal. Compõe-se basicamente de três partes, das quais a primeira se ocupa em resgatar alguns elementos relativos à genealogia das disciplinas, tal como realizada por Foucault no curso A sociedade punitiva (2013) e, posteriormente, em Vigiar e punir (1991). Dentre esses elementos, são priorizados o exame, o papel do exercício e das instâncias julgadoras, bem como o tipo de individualização característico das sociedades disciplinares, articulando-os, dentro do possível, à educação. A segunda seção, por sua vez, inicia fazendo um breve retrospecto histórico do processo de empresariamento da sociedade, em geral, e da educação, em particular; em seguida, delineia o desenvolvimento de um novo espírito do e para o capitalismo, mapeando algumas de suas principais características; e articula-o, por fim, ao advento das sociedades de controle, conforme o diagnóstico de Deleuze (1992). Na terceira seção, retornamos ao tema da avaliação e do exame, desta vez, no contexto da sociedade de controle, a fim de explorar suas conexões com as novas tecnologias de governo, lançando mão, para tanto, dos aportes teóricos introduzidos pelo sociólogo Luc Boltanski (2013) no sentido da ativação da resistência aos procedimentos educacionais de subjetivação.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )