SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Estrategias de regulación de la vida escolar contemporánea: un análisis del 8º premio profesores de BrasilDimensiones éticas, estéticas y políticas de la Pedagogía: mas allá de la epistemologización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Thiago Mota Fontenele  y  COSTA, Sylvio Gadelha. A avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberal. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.814-839. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p814.

O presente artigo trata da avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberal. Compõe-se basicamente de três partes, das quais a primeira se ocupa em resgatar alguns elementos relativos à genealogia das disciplinas, tal como realizada por Foucault no curso A sociedade punitiva (2013) e, posteriormente, em Vigiar e punir (1991). Dentre esses elementos, são priorizados o exame, o papel do exercício e das instâncias julgadoras, bem como o tipo de individualização característico das sociedades disciplinares, articulando-os, dentro do possível, à educação. A segunda seção, por sua vez, inicia fazendo um breve retrospecto histórico do processo de empresariamento da sociedade, em geral, e da educação, em particular; em seguida, delineia o desenvolvimento de um novo espírito do e para o capitalismo, mapeando algumas de suas principais características; e articula-o, por fim, ao advento das sociedades de controle, conforme o diagnóstico de Deleuze (1992). Na terceira seção, retornamos ao tema da avaliação e do exame, desta vez, no contexto da sociedade de controle, a fim de explorar suas conexões com as novas tecnologias de governo, lançando mão, para tanto, dos aportes teóricos introduzidos pelo sociólogo Luc Boltanski (2013) no sentido da ativação da resistência aos procedimentos educacionais de subjetivação.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )