SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3A avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberalA conclusão da educação superior por cegos e a psicologia de Vygotski: a ponta do iceberg índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MARIN-DIAZ, Dora Lilia  e  NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto. Dimensões éticas, estéticas e políticas da Pedagogia: para além da epistemologização. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.840-859. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p840.

As práticas pedagógicas como práticas de governo definem modos de relação dos sujeitos consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É na escola e no trabalho pedagógico - nas práticas formativas dos professores com os mais novos e na relação particular que se estabelece entre eles - que se definem preceitos fundamentais que orientam a vida dos uns e dos outros, ainda que esse não seja seu propósito. A proposta deste artigo é analisar as dimensões éticas, estéticas e políticas das práticas pedagógicas, com o propósito de pensar que o saber pedagógico, além de uma dimensão epistemológica - um conjunto de noções e conceitos (instrução, ensino, aprendizagem, formação, entre outros) - que configuram um campo de reflexão sobre as práticas educativas, expressa-se num conjunto de preceitos fundamentais para orientar a vida, e que, talvez seja no estudo dessas práticas, onde podemos valorar em toda a sua complexidade a importância a Pedagogia.

Palavras-chave : Saberes Escolares; Pedagogia; Governo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )