SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3The conclusion of higher education by the blind and the psychology of Vygotski: the tip of the icebergKnowledge and continuing education: questions pertinent to the curricular proposal of Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FRANZOI, Naira Lisboa; FRANCA, Damiana Matos Costa  and  OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de. Escola e Desenvolvimento Local: encontros e desencontros. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.880-902. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p880.

Este artigo apresenta reflexões sobre dois estudos de caso com estudantes trabalhadores: um com trabalhadores em engenho de cana de açúcar, no Nordeste do país; outro, com fumicultores gaúchos. Ambos abordam a relação entre formação de trabalhadores, saberes do trabalho e desenvolvimento local. Os dados foram produzidos a partir de autofotografias, no primeiro estudo, e de autobiografias, no segundo. Dentre as referências teóricas, tomam-se as teses de Schwartz e de Charlot, sobre saberes; e as de Francisco de Oliveira e Milton Santos, sobre desenvolvimento local. Os achados permitem reiterar que a escola só consegue revestir-se de sentido ao levar em conta o patrimônio cultural desses sujeitos.

Keywords : Aluno Trabalhador; Saberes; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )