SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3La conclusión de la educación superior por ciegos y la psicología de Vygotski: la punta del icebergEl conocimiento y la formación permanente: cuestiones relacionadas con la propuesta curricular de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

FRANZOI, Naira Lisboa; FRANCA, Damiana Matos Costa  y  OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de. Escola e Desenvolvimento Local: encontros e desencontros. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.880-902. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p880.

Este artigo apresenta reflexões sobre dois estudos de caso com estudantes trabalhadores: um com trabalhadores em engenho de cana de açúcar, no Nordeste do país; outro, com fumicultores gaúchos. Ambos abordam a relação entre formação de trabalhadores, saberes do trabalho e desenvolvimento local. Os dados foram produzidos a partir de autofotografias, no primeiro estudo, e de autobiografias, no segundo. Dentre as referências teóricas, tomam-se as teses de Schwartz e de Charlot, sobre saberes; e as de Francisco de Oliveira e Milton Santos, sobre desenvolvimento local. Os achados permitem reiterar que a escola só consegue revestir-se de sentido ao levar em conta o patrimônio cultural desses sujeitos.

Palabras clave : Aluno Trabalhador; Saberes; Desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )