SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3School and Local Development: meeting and clashLanguage writing: a history of your pre-history of childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ORTIGARA, Vidalcir  and  VITORIO, Vania. Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.903-927. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903.

Este artigo tem como foco central questões pertinentes à produção do conhecimento em educação e Educação Física e sua vinculação ao processo de formação humana. A articulação das formações inicial e continuada de professores requer conhecimento a partir de uma perspectiva realista crítica com amplitude e profundidade para compreender os nexos causais que determinam a realidade da formação humana. O conhecimento em uma perspectiva realista empírica dificulta as possibilidades de novas objetivações à educação, especificamente para a Educação Física, para a emancipação, e as conduz para uma condição de dispersividade, contrariedade ou ao distanciamento do indicado pela Proposta Curricular de Santa Catarina.

Keywords : Conhecimento; Formação Continuada; Proposta Curricular de Santa Catarina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )