SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Escola e Desenvolvimento Local: encontros e desencontrosA linguagem escrita: uma história de sua pré-história na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ORTIGARA, Vidalcir  e  VITORIO, Vania. Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.903-927. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903.

Este artigo tem como foco central questões pertinentes à produção do conhecimento em educação e Educação Física e sua vinculação ao processo de formação humana. A articulação das formações inicial e continuada de professores requer conhecimento a partir de uma perspectiva realista crítica com amplitude e profundidade para compreender os nexos causais que determinam a realidade da formação humana. O conhecimento em uma perspectiva realista empírica dificulta as possibilidades de novas objetivações à educação, especificamente para a Educação Física, para a emancipação, e as conduz para uma condição de dispersividade, contrariedade ou ao distanciamento do indicado pela Proposta Curricular de Santa Catarina.

Palavras-chave : Conhecimento; Formação Continuada; Proposta Curricular de Santa Catarina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )