SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Aspectos da pesquisa colaborativa na formação docenteEducación del profesorado el niño mira men: logros y prejuicio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

AROSA, Armando C.. A concepção de Estado no debate sobre política educacional: uma análise dos trabalhos apresentados no GT5 da ANPEd (2000-2010). Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.974-987. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p974.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise acerca da concepção de Estado que fundamenta o debate que trata das políticas educacionais no Brasil. O texto é parte dos resultados da pesquisa que buscou identificar os principais traços teóricos que caracterizam a produção referenciada pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, por meio do GT5 - Estado e Políticas Educacionais, entre 2000 e 2010. A análise aqui apresentada encontra-se no contexto de uma investigação que propõe uma reflexão que faça emergir em que circunstâncias históricas, sociais, econômicas e políticas se desenvolvem as relações estabelecidas entre os sujeitos e as instituições envolvidos na produção acadêmico-científica brasileira, de modo a contribuir para a construção de conhecimento acerca dos processos de consolidação da pesquisa educacional no Brasil. Nessa linha, a pesquisa também abordou temas como a relação público/privado; gestão, participação e autonomia; federalismo; descentralização; municipalização; e financiamento da educação - que deixam de ser apresentados aqui em função do objetivo e dos limites deste artigo - como constituintes de um conjunto de fundamentos que orientam a discussão sobre as políticas educacionais no Brasil.

Palabras clave : Estado; Políticas Educacionais; Epistemologia de Políticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )