SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3A concepção de Estado no debate sobre política educacional: uma análise dos trabalhos apresentados no GT5 da ANPEd (2000-2010)A leitura literária: um convite para desdobrar(se) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GONCALVES, Josiane Peres; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos  e  FARIA, Adriana Horta de. Olhares de professores homens de Educação Infantil: conquistas e preconceitos. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.988-1014. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p988.

O objetivo desta pesquisa é verificar quais são as representações sociais de professores homens que atuam com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos matriculadas em instituições públicas de educação infantil no Estado de Mato Grosso do Sul. Como metodologia foi usada a técnica de entrevista a partir de questionário semiestruturado, entrevistas que foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas sob a perspectiva das representações sociais com professores de quatro municípios do referido Estado. Os resultados apontam que os professores do sexo masculino são limitados quanto à sua atividade, pois não é permitido que executem tarefas próprias da profissão, como banho e troca de fraldas, pois o receio da pedofilia é evidente. As discussões sugerem que poucos homens optam pela carreira docente, isso devido ao fato de ser considerada uma profissão feminina. Como conclusão, pode-se afirmar que a educação infantil deve oferecer às crianças contato com adultos, que são as suas referências, de ambos os sexos, especialmente na escola, local em que elas iniciam a socialização fora da família. Nesse sentido, pode-se afirmar que homens podem, sim, contribuir de forma positiva com o processo de educação escolar de crianças.

Palavras-chave : Representações Sociais; Educação Infantil; Homens Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )