SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Teacher education child looks men: achievements and prejudiceProject and desire of being teacher of physical education in public schools: an study about teaching and pedagogical investment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

RAMOS, Flávia Brocchetto; MARANGONI, Marli Cristina Tasca  and  MACIEL, Rochele Rita Andreazza. A leitura literária: um convite para desdobrar(se). Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.1015-1032. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p1015.

O artigo discute possibilidades de composição e de leitura da obra E um rinoceronte dobrado, de Hermes Bernardi Jr., com ilustrações de Guto Lins, buscando perceber como se dá a construção do poético pela interação de linguagens e investigando, consequentemente, como o processo de leitura tende a se concretizar na contemporaneidade. Com base em Candido (2000), Paz (1982) e Huizinga (1999), o estudo analítico busca elucidar a concepção de infância e de ser infantil que subjaz ao texto literário selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para compor acervos presentes em bibliotecas de escolas públicas brasileiras. Em sintonia com os tempos atuais, nos quais predomina a convivência de múltiplos códigos, o estudo sinaliza que o texto poético destinado à infância tem se constituído por mais de uma linguagem e concebe a leitura literária como uma ação dinâmica, em que o leitor mirim age sobre a obra, ao mesmo tempo em que a obra contribui na constituição do leitor.

Keywords : Poesia Infantil; Leitura; Mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )