SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Olhares de professores homens de Educação Infantil: conquistas e preconceitosProjeto e desejo de ser professora de Educação Física em escolas públicas: um estudo sobre a docência e o investimento pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

RAMOS, Flávia Brocchetto; MARANGONI, Marli Cristina Tasca  e  MACIEL, Rochele Rita Andreazza. A leitura literária: um convite para desdobrar(se). Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.1015-1032. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p1015.

O artigo discute possibilidades de composição e de leitura da obra E um rinoceronte dobrado, de Hermes Bernardi Jr., com ilustrações de Guto Lins, buscando perceber como se dá a construção do poético pela interação de linguagens e investigando, consequentemente, como o processo de leitura tende a se concretizar na contemporaneidade. Com base em Candido (2000), Paz (1982) e Huizinga (1999), o estudo analítico busca elucidar a concepção de infância e de ser infantil que subjaz ao texto literário selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para compor acervos presentes em bibliotecas de escolas públicas brasileiras. Em sintonia com os tempos atuais, nos quais predomina a convivência de múltiplos códigos, o estudo sinaliza que o texto poético destinado à infância tem se constituído por mais de uma linguagem e concebe a leitura literária como uma ação dinâmica, em que o leitor mirim age sobre a obra, ao mesmo tempo em que a obra contribui na constituição do leitor.

Palavras-chave : Poesia Infantil; Leitura; Mediação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )