SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Social Sciences Course Curriculum, the Labor Market and Teacher EducationSocial Representations and Teaching Identity: a case study in teacher education in the social sciences at UFRN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ESTELA PIPKIN, Diana. A formação de professores: uma questão epistemológica?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.33-48. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p33.

Em que contribui a aprendizagem das ciências sociais para as trajetórias de jovens cidadãos? O que ensinar das ciências sociais na escola secundária? Por que as mudanças curriculares na Argentina não modificaram as práticas de sala de aula? Consideramos que as respostas a estas perguntas envolvem - ainda que não exclusivamente - o campo da formação docente. Precisamente, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as características da formação de professores de História e Sociologia na Universidade de Buenos Aires - considerando tanto os aspectos disciplinares como os pedagógicos - a partir do comentário de nossos alunos e de nossa experiência como professores dessas carreiras docentes. Preocupa-nos analisar, em particular, a presença/ausência de conteúdos epistemológicos nas carreiras desses cursos de formação de professores e suas implicações quando se pensa o ensino.

Keywords : Formação Docente; O Ensino de História e de Sociologia; Conteúdos Epistemológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )