SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Curso de Ciências Sociais: currículo, mercado e formação docenteRepresentaciones sociales y identidad docente: un estudio de caso en la formación docente en ciencias sociales UFRN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ESTELA PIPKIN, Diana. A formação de professores: uma questão epistemológica?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.33-48. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p33.

Em que contribui a aprendizagem das ciências sociais para as trajetórias de jovens cidadãos? O que ensinar das ciências sociais na escola secundária? Por que as mudanças curriculares na Argentina não modificaram as práticas de sala de aula? Consideramos que as respostas a estas perguntas envolvem - ainda que não exclusivamente - o campo da formação docente. Precisamente, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as características da formação de professores de História e Sociologia na Universidade de Buenos Aires - considerando tanto os aspectos disciplinares como os pedagógicos - a partir do comentário de nossos alunos e de nossa experiência como professores dessas carreiras docentes. Preocupa-nos analisar, em particular, a presença/ausência de conteúdos epistemológicos nas carreiras desses cursos de formação de professores e suas implicações quando se pensa o ensino.

Palabras clave : Formação Docente; O Ensino de História e de Sociologia; Conteúdos Epistemológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )