SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Curso de Ciências Sociais: currículo, mercado e formação docenteRepresentações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ESTELA PIPKIN, Diana. A formação de professores: uma questão epistemológica?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.33-48. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p33.

Em que contribui a aprendizagem das ciências sociais para as trajetórias de jovens cidadãos? O que ensinar das ciências sociais na escola secundária? Por que as mudanças curriculares na Argentina não modificaram as práticas de sala de aula? Consideramos que as respostas a estas perguntas envolvem - ainda que não exclusivamente - o campo da formação docente. Precisamente, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as características da formação de professores de História e Sociologia na Universidade de Buenos Aires - considerando tanto os aspectos disciplinares como os pedagógicos - a partir do comentário de nossos alunos e de nossa experiência como professores dessas carreiras docentes. Preocupa-nos analisar, em particular, a presença/ausência de conteúdos epistemológicos nas carreiras desses cursos de formação de professores e suas implicações quando se pensa o ensino.

Palavras-chave : Formação Docente; O Ensino de História e de Sociologia; Conteúdos Epistemológicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )