SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1La formación de profesores ¿una cuestión epistemológica?La articulación entre la universidad y la escuela pública: un estudio de caso del curso de posgrado lato sensu en la enseñanza de la sociología en la UFRJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MELO, Elda Silva do Nascimento  y  OLIVEIRA, Karla Michelle de. Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.49-72. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p49.

A presença hodierna da Sociologia na educação básica brasileira é um elemento novo para os sujeitos a ela relacionados e, para o grupo de licenciando(a)s do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a situação não é diferente. Com o intuito de compreender como os elementos apreendidos durante a formação inicial de professores influenciam o processo de construção identitária, investigou-se as representações sociais que esses sujeitos constroem acerca da identidade docente, buscando compreender como eles representam os professores de Sociologia. Para tanto, procedeu-se a uma comparação entre os elementos que compuseram os núcleos centrais das representações sociais dos licenciandos ingressantes e dos estagiários do referido curso. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e a Abordagem Estrutural como aporte teórico, e a Técnica de Associação Livre de Palavras como recurso metodológico. Ao se proceder à análise dos dados obtidos durante a pesquisa, tornou-se evidente que a memória desempenha um papel crucial nos processos de construção representacional e identitário, pois a familiaridade com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio trouxe novos e importantes elementos para a composição do perfil dos atuais ingressantes na licenciatura investigada.

Palabras clave : Identidade Docente; Formação de Professores; Representações Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )