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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MELO, Elda Silva do Nascimento  e  OLIVEIRA, Karla Michelle de. Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.49-72. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p49.

A presença hodierna da Sociologia na educação básica brasileira é um elemento novo para os sujeitos a ela relacionados e, para o grupo de licenciando(a)s do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a situação não é diferente. Com o intuito de compreender como os elementos apreendidos durante a formação inicial de professores influenciam o processo de construção identitária, investigou-se as representações sociais que esses sujeitos constroem acerca da identidade docente, buscando compreender como eles representam os professores de Sociologia. Para tanto, procedeu-se a uma comparação entre os elementos que compuseram os núcleos centrais das representações sociais dos licenciandos ingressantes e dos estagiários do referido curso. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e a Abordagem Estrutural como aporte teórico, e a Técnica de Associação Livre de Palavras como recurso metodológico. Ao se proceder à análise dos dados obtidos durante a pesquisa, tornou-se evidente que a memória desempenha um papel crucial nos processos de construção representacional e identitário, pois a familiaridade com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio trouxe novos e importantes elementos para a composição do perfil dos atuais ingressantes na licenciatura investigada.

Palavras-chave : Identidade Docente; Formação de Professores; Representações Sociais.

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