SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Articulation between University and Public School: the case of the graduate course in sociology education at UFRJThe Public and Private Partnership and the Management of Education: the Gestão Nota 10 Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi Pereira de  and  RUA, Maximiliano. Formação de Professores para o Ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.92-112. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p92.

A Antropologia enquanto ciência passou a ser sistematizada a partir do século XIX, de tal forma que seus primeiros docentes eram autodidatas nessa área de conhecimento, e ainda que seu ensino estivesse restrito inicialmente às formações universitárias, em alguns países houve experiências pontuais também na Educação Básica. Nesse artigo analisamos a formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina, considerando os diversos cenários institucionais e acadêmicos existentes nos dois países, pois, se por um lado na Argentina há um menor número de cursos em comparação com o Brasil, por outro, tais cursos são mais específicos, voltando-se para a formação de professores de Antropologia, ao passo que no Brasil essa formação encontrasse dissolvida nos cursos de Ciências Sociais, estando seu ensino alocado na disciplina de Sociologia existente na Educação Básica. Buscamos aqui, portanto, analisar como os cursos de formação de professores para o ensino de Antropologia nas escolas desses dois países lidam com os desafios existentes em seus diferentes contextos institucionais e acadêmicos.

Keywords : Ensino de Antropologia; Formação de Professores de Antropologia; Antropologia e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )