SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1La articulación entre la universidad y la escuela pública: un estudio de caso del curso de posgrado lato sensu en la enseñanza de la sociología en la UFRJLa Alianza Público-Privada y la Gestión de la Educación: el Programa Gestión Nota 10 del Instituto Ayrton Senna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi Pereira de  y  RUA, Maximiliano. Formação de Professores para o Ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.92-112. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p92.

A Antropologia enquanto ciência passou a ser sistematizada a partir do século XIX, de tal forma que seus primeiros docentes eram autodidatas nessa área de conhecimento, e ainda que seu ensino estivesse restrito inicialmente às formações universitárias, em alguns países houve experiências pontuais também na Educação Básica. Nesse artigo analisamos a formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina, considerando os diversos cenários institucionais e acadêmicos existentes nos dois países, pois, se por um lado na Argentina há um menor número de cursos em comparação com o Brasil, por outro, tais cursos são mais específicos, voltando-se para a formação de professores de Antropologia, ao passo que no Brasil essa formação encontrasse dissolvida nos cursos de Ciências Sociais, estando seu ensino alocado na disciplina de Sociologia existente na Educação Básica. Buscamos aqui, portanto, analisar como os cursos de formação de professores para o ensino de Antropologia nas escolas desses dois países lidam com os desafios existentes em seus diferentes contextos institucionais e acadêmicos.

Palabras clave : Ensino de Antropologia; Formação de Professores de Antropologia; Antropologia e Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )