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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi Pereira de  e  RUA, Maximiliano. Formação de Professores para o Ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.92-112. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p92.

A Antropologia enquanto ciência passou a ser sistematizada a partir do século XIX, de tal forma que seus primeiros docentes eram autodidatas nessa área de conhecimento, e ainda que seu ensino estivesse restrito inicialmente às formações universitárias, em alguns países houve experiências pontuais também na Educação Básica. Nesse artigo analisamos a formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina, considerando os diversos cenários institucionais e acadêmicos existentes nos dois países, pois, se por um lado na Argentina há um menor número de cursos em comparação com o Brasil, por outro, tais cursos são mais específicos, voltando-se para a formação de professores de Antropologia, ao passo que no Brasil essa formação encontrasse dissolvida nos cursos de Ciências Sociais, estando seu ensino alocado na disciplina de Sociologia existente na Educação Básica. Buscamos aqui, portanto, analisar como os cursos de formação de professores para o ensino de Antropologia nas escolas desses dois países lidam com os desafios existentes em seus diferentes contextos institucionais e acadêmicos.

Palavras-chave : Ensino de Antropologia; Formação de Professores de Antropologia; Antropologia e Educação.

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