SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Formación de Docentes en la Enseñanza de Antropología en Brasil y ArgentinaEl currículo en los cursos de grado en ciencias naturales y matemáticas en distáncia en los Institutos Federales del Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PERONI, Vera Maria Vidal  y  COMERLATTO, Luciani Paz. Parceria Público-Privada e a Gestão da Educação: o Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.113-133. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p113.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa acerca da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e escolas de ensino fundamental. Trabalha com o referencial teórico-metodológico que embasa a análise da relação público-privada e problematiza as parcerias entre escolas e instituições privadas para a democratização da educação pública no Brasil. Para isso, verifica a parceria entre sistemas públicos de educação básica e o Instituto Ayrton Senna, no intuito de analisar as implicações para a democratização da educação, a partir da adesão ao Programa Gestão Nota 10. Na sequência, analisa as relações entre esse período particular do capitalismo e a inserção do privado na educação pública, com a minimização de direitos materializados em políticas sociais, redefinindo a concepção de democracia. O privado passa a ser o parâmetro de qualidade, situação que cria o que muitos autores denominam de gerencialismo. Em termos gerais, concluiu-se que os sistemas de ensino passaram a definir suas atividades de acordo com as determinações do Instituto, tanto na área de gestão como na área pedagógica, com implicações para o processo de construção da democracia nas escolas.

Palabras clave : Público e Privado em Educação; Público-Privado; Instituto Ayrton Senna; Democratização da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )