SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1The Public and Private Partnership and the Management of Education: the Gestão Nota 10 ProgramThe social function of Programa Saúde na Escola: formation for new capital sociability? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PASQUALLI, Roberta  and  CARVALHO, Marie Jane Soares. O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.134-160. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p134.

Este artigo analisa as relações entre o manifesto e o ativo nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de Educação a Distância nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. O método de investigação, organizado em três momentos, constituiu-se de: (a) localizar, entre todos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, os cursos objeto da pesquisa; (b) analisar os ordenamentos das instituições ofertantes destes cursos; (c) analisar, cotejar e refletir, por meio da análise ideográfica e nomotética, o currículo como fenômeno em questão. A partir das análises realizadas, foram observadas experiências curriculares valorosas para a formação de professores; entretanto, foram assinaladas fragilidades na elaboração, na execução, na compreensão e na relevância do currículo para a formação de professores por meio da modalidade de Educação a Distância, uma vez que o currículo denota um processo de reflexão sistêmica que, demarcado por tomada de decisões e compromissos políticos, ancora-se em referenciais de diferentes tempos e espaços, ordens e percepções.

Keywords : Formação de Professores; Educação a Distância; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )