SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1La Alianza Público-Privada y la Gestión de la Educación: el Programa Gestión Nota 10 del Instituto Ayrton SennaLa función social del Programa Salud en la Escuela (PSE): formación para una nueva sociabilidad del capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PASQUALLI, Roberta  y  CARVALHO, Marie Jane Soares. O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.134-160. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p134.

Este artigo analisa as relações entre o manifesto e o ativo nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de Educação a Distância nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. O método de investigação, organizado em três momentos, constituiu-se de: (a) localizar, entre todos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, os cursos objeto da pesquisa; (b) analisar os ordenamentos das instituições ofertantes destes cursos; (c) analisar, cotejar e refletir, por meio da análise ideográfica e nomotética, o currículo como fenômeno em questão. A partir das análises realizadas, foram observadas experiências curriculares valorosas para a formação de professores; entretanto, foram assinaladas fragilidades na elaboração, na execução, na compreensão e na relevância do currículo para a formação de professores por meio da modalidade de Educação a Distância, uma vez que o currículo denota um processo de reflexão sistêmica que, demarcado por tomada de decisões e compromissos políticos, ancora-se em referenciais de diferentes tempos e espaços, ordens e percepções.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação a Distância; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )