SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Teacher Accreditation in the Natural Sciences and Mathematics in Distance Education Courses of Federal Institutes in BrazilCollege Vasco da Gama Notes for considering the interlinking of school cultures with sports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BARBIERI, Aline Fabiane  and  NOMA, Amélia Kimiko. A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.161-187. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p161.

Analisa-se a função social do Programa Saúde na Escola (PSE) com base em estudo de caráter bibliográfico e documental, alicerçado no método materialista histórico. Identifica-se que o PSE está articulado a três componentes do projeto educacional neoliberal de Terceira Via: a noção de “sociedade civil ativa” e o projeto do “Terceiro Setor”, a ideologia do “capital social” e a teoria do “capital humano”. Afirma-se que a função social do PSE é colaborar com a disseminação da racionalidade ideológica conservadora, compatível com a edificação de um novo padrão de sociabilidade no Brasil, via formação de subjetividades ativas em saúde, bem como atuar na amenização das expressões da “questão social” e manutenção da força de trabalho apta a atender às necessidades de exploração capitalista.

Keywords : Políticas Públicas em Educação; Política de Saúde; Programa de Atenção à Saúde do Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )