SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1El currículo en los cursos de grado en ciencias naturales y matemáticas en distáncia en los Institutos Federales del BrasilColegio Vasco da Gama: notas para pensar el entrelazamiento de culturas escolares con prácticas deportivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BARBIERI, Aline Fabiane  y  NOMA, Amélia Kimiko. A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.161-187. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p161.

Analisa-se a função social do Programa Saúde na Escola (PSE) com base em estudo de caráter bibliográfico e documental, alicerçado no método materialista histórico. Identifica-se que o PSE está articulado a três componentes do projeto educacional neoliberal de Terceira Via: a noção de “sociedade civil ativa” e o projeto do “Terceiro Setor”, a ideologia do “capital social” e a teoria do “capital humano”. Afirma-se que a função social do PSE é colaborar com a disseminação da racionalidade ideológica conservadora, compatível com a edificação de um novo padrão de sociabilidade no Brasil, via formação de subjetividades ativas em saúde, bem como atuar na amenização das expressões da “questão social” e manutenção da força de trabalho apta a atender às necessidades de exploração capitalista.

Palabras clave : Políticas Públicas em Educação; Política de Saúde; Programa de Atenção à Saúde do Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )