SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do BrasilColégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

BARBIERI, Aline Fabiane  e  NOMA, Amélia Kimiko. A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.161-187. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p161.

Analisa-se a função social do Programa Saúde na Escola (PSE) com base em estudo de caráter bibliográfico e documental, alicerçado no método materialista histórico. Identifica-se que o PSE está articulado a três componentes do projeto educacional neoliberal de Terceira Via: a noção de “sociedade civil ativa” e o projeto do “Terceiro Setor”, a ideologia do “capital social” e a teoria do “capital humano”. Afirma-se que a função social do PSE é colaborar com a disseminação da racionalidade ideológica conservadora, compatível com a edificação de um novo padrão de sociabilidade no Brasil, via formação de subjetividades ativas em saúde, bem como atuar na amenização das expressões da “questão social” e manutenção da força de trabalho apta a atender às necessidades de exploração capitalista.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Política de Saúde; Programa de Atenção à Saúde do Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )