SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital?A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SILVA, José Cláudio Sooma  e  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.188-213. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188.

O esporte e, mais especificamente, a prática esportiva no Brasil são elementos considerados pela sociedade como imprescindíveis para a construção de valores e da cidadania, assim como a escola. Além disso, o imaginário social sobre o atleta evidencia que, no Brasil, o esporte é muitas vezes encarado como uma promessa profissional, arregimentando muitos jovens para formação esportiva. Nesse processo, muitos precisam conciliar, muitas vezes com dificuldades, as rotinas escolares com as rotinas esportivas. O artigo apresenta os resultados obtidos num estudo sobre a escolarização de jovens atletas de alto rendimento no Colégio Vasco da Gama, inserido na agremiação esportiva homônima. Ancorado, principalmente, na utilização de instrumentos etnográficos de pesquisa, (entrevistas semiestruturadas e questionários) e na análise de documentos oficiais. O objetivo do artigo foi indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas na instituição de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações entre o colégio e o clube interferem, decisivamente, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Juntamente com isso, foi identificado um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Escolarização; Esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )