SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1College Vasco da Gama Notes for considering the interlinking of school cultures with sportsScientific Knowledge and Epistemology of Practice in Institutional Processes of Educating Teachers and Readers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  and  ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.214-236. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p214.

A documentação pedagógica tem sido apontada como instrumento metodológico necessário ao trabalho docente, em especial no contexto da educação infantil. Trata-se de proposição recente, ou podemos encontrar em outras épocas a presença da documentação no contexto educativo? Com vistas a recuperar a historicidade dessa prática, objetiva-se apresentar elementos da proposta pedagógica de Freinet e analisar o papel do registro e da documentação no trabalho por ele desenvolvido. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as produções do autor. A análise permitiu-nos identificar diferentes modalidades de registro e documentação presentes na proposta pedagógica freinetiana, coerentes com o projeto de construção de uma escola para o povo.

Keywords : Freinet; Documentação; Projeto Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )