SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivasSaberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  e  ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica no pensamento de Célestin Freinet. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.214-236. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p214.

A documentação pedagógica tem sido apontada como instrumento metodológico necessário ao trabalho docente, em especial no contexto da educação infantil. Trata-se de proposição recente, ou podemos encontrar em outras épocas a presença da documentação no contexto educativo? Com vistas a recuperar a historicidade dessa prática, objetiva-se apresentar elementos da proposta pedagógica de Freinet e analisar o papel do registro e da documentação no trabalho por ele desenvolvido. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as produções do autor. A análise permitiu-nos identificar diferentes modalidades de registro e documentação presentes na proposta pedagógica freinetiana, coerentes com o projeto de construção de uma escola para o povo.

Palavras-chave : Freinet; Documentação; Projeto Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )