SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1A documentação pedagógica no pensamento de Célestin FreinetMeninos que brincam com bonecas viram meninas? Diferenças de gênero nas brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

TREVIZAN, Zizi. Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.237-261. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237.

Com o objetivo de repensar o processo de formação do professor da Educação Básica, configurado no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e nas vivências profissionais continuadas, a pesquisa relatada neste artigo utiliza uma metodologia qualitativa (entrevista semiestruturada) e discute a história de formação e vivências de duas professoras graduadas em Letras e Pedagogia, atuantes no ensino da leitura no estado paulista. O estudo, de aporte teórico bakhtiniano, histórico-cultural, apresenta, na sua amostragem, a carência teórica e prática do formador de leitores e as conclusões apontam para o desafio de um investimento articulado (Estado, Universidade, Escola Básica) na formação identitária (cultural, científica, pedagógica) do professor, para um desempenho mais eficaz no processo de formação de leitores críticos.

Palavras-chave : Ensino Superior e Saberes Científicos; Educação Básica e Epistemologia da Prática; Formação de Leitores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )