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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

JUNGES, Rafaela  y  SCHWERTNER, Suzana Feldens. Meninos que brincam com bonecas viram meninas? Diferenças de gênero nas brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.262-282. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p262.

O presente artigo é fruto da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia, cujo tema é Gênero na Educação Infantil. Buscou-se conhecer como as crianças interagem com brinquedos trazidos de casa ou presentes na escola, bem como perceber se há diferença na escolha dos brinquedos por meninos e meninas. Além disso, investigou-se se haveria relação entre as cores presentes nos brinquedos e as diferenças de gênero. Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo, uma vez que nos interessam as expressões, movimentos e as falas das crianças em sua singularidade. A metodologia utilizada foi a cartográfica, que permite uma escuta sensível, um olhar atento sobre os territórios a serem investigados. Foram feitas observações e registros das atitudes e reações das crianças nos momentos de brincadeiras na escola, livres ou definidos pela investigação. A pesquisa revelou que a marcação das diferenças de gênero não é proposta pelas crianças, mas pelo meio em que estão inseridas, especialmente pelos pais e pela sociedade em geral. Percebeu-se, também, que a partir do momento em que se coloca a temática em discussão, as crianças parecem entender e questionar os estereótipos de gênero presentes no contexto por meio dos brinquedos. Entendem, igualmente, que o brincar é uma expressão livre, que não precisa ser marcada pelos estereótipos de gênero. Ao final, destacamos que os estudos de gênero merecem mais atenção por parte dos pesquisadores da Educação Infantil e que a temática precisa ser mais discutida por todos os envolvidos.

Palabras clave : Gênero; Educação Infantil; Brinquedos.

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