SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Educación Infantil y Centros Culturales: oportunidades de apropiación em la ciudad de Río de Janeiro, Brasil. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CARDOSO, Luciana Cristina; MILL, Daniel  y  MONTEIRO, Maria Iolanda. A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.323-348. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p323.

Sob a perspectiva de que a profissão docente é construída ao longo da vida e de que a formação inicial se mostra como momento singular neste processo, o estudo procura revelar a representatividade da temática formação inicial de professores vinculada às experiências de ensino-em-contexto em pesquisas brasileiras. Para isso, foram tomadas como objeto de estudo bibliométrico as 3.468 teses, defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, catalogadas numa base do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - UFSCar). A pesquisa bibliométrica revela que a formação inicial, mediada por vivências em contextos escolares, está presente em 11 teses de um total de 3.468 pesquisas. As análises indicam que, apesar de haver estudos relevantes para a área, a formação em contexto, marcada por experiências que vão além das Práticas de Ensino e dos Estágios Supervisionados, não está inserida no cenário acadêmico de modo representativo. Dentre algumas contribuições importantes para a linha de formação docente, o estudo indicou também que as pesquisas versam sobre programas formativos institucionais e que em nenhuma delas foi possível identificar a criação de um espaço formativo, caracterizado também enquanto intervenção da pesquisa, o que sugere uma possível carência de construção, implementação e análise de novos programas, como de espaços formativos concebidos sob a perspectiva híbrida ou virtual.

Palabras clave : Formação de Professores; Aprendizagem Profissional; Prática Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )