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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CARDOSO, Luciana Cristina; MILL, Daniel  e  MONTEIRO, Maria Iolanda. A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.323-348. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p323.

Sob a perspectiva de que a profissão docente é construída ao longo da vida e de que a formação inicial se mostra como momento singular neste processo, o estudo procura revelar a representatividade da temática formação inicial de professores vinculada às experiências de ensino-em-contexto em pesquisas brasileiras. Para isso, foram tomadas como objeto de estudo bibliométrico as 3.468 teses, defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, catalogadas numa base do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - UFSCar). A pesquisa bibliométrica revela que a formação inicial, mediada por vivências em contextos escolares, está presente em 11 teses de um total de 3.468 pesquisas. As análises indicam que, apesar de haver estudos relevantes para a área, a formação em contexto, marcada por experiências que vão além das Práticas de Ensino e dos Estágios Supervisionados, não está inserida no cenário acadêmico de modo representativo. Dentre algumas contribuições importantes para a linha de formação docente, o estudo indicou também que as pesquisas versam sobre programas formativos institucionais e que em nenhuma delas foi possível identificar a criação de um espaço formativo, caracterizado também enquanto intervenção da pesquisa, o que sugere uma possível carência de construção, implementação e análise de novos programas, como de espaços formativos concebidos sob a perspectiva híbrida ou virtual.

Palavras-chave : Formação de Professores; Aprendizagem Profissional; Prática Docente.

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