SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PIMENTEL, Álamo. As produções de si com(o) outro: aprendizagem e produção de alteridades. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.374-394. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p374.

O presente ensaio procura destacar a relevância das conversações entre antropologia e educação, com especial ênfase nas noções de aprendizagem e produção de alteridades. Trata-se de um estudo teórico que opera análises de discursos em três conferências realizadas por antropólogos que estudam etnicidade. O objetivo é apresentar como a produção teórica sobre a etnicidade também é produtora de outras formas de compreensão da aprendizagem e da alteridade. Procura-se salientar a importância do aprender nas diferentes circunstâncias dos encontros interculturais e, com isto, aprofundar reflexões sobre abordagens multiculturais dos processos educativos no âmbito da formação de professores.

Palabras clave : Antropologia; Formação de Professores e Etnicidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )