SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2As produções de si com(o) outro: aprendizagem e produção de alteridadesIdentidades Docentes e Educação Básica: as vozes dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.395-421. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p395.

O artigo resulta de estudo de caso que utilizou dupla abordagem metodológica, quantitativa e qualitativa, em escola pública de Ensino Médio no Rio de Janeiro. Contextualiza-se a educação de jovens frente às mudanças societárias tendo como referências autores do campo sociológico que problematizam a sociologia à escala individual e processos de autonomização e a experiência de escolarização de jovens. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, aplicamos questionário estruturado a 1224 estudantes e 44 professores. Na segunda etapa, realizamos entrevistas individuais e em grupos, envolvendo professores e estudantes. Buscou-se compreender a presença das redes sociais de internet (RSI) no cotidiano escolar e seus usos por professores e estudantes. Os dados permitiram ampliar a compreensão sobre as múltiplas interações, convergências e conflitos entre os sujeitos da escola a partir das mediações dessas redes. Encontramos movimentos diferenciados de interação entre professores e estudantes e distintos níveis de habilidades docentes e discentes. Frente às redes sociais, professores expressam práticas que ainda não lograram se constituir numa reconfiguração do Projeto Político Pedagógico da escola investigada.

Palavras-chave : Internet; Ensino Médio; Condições de Aprendizagem; Juventude.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )