SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolaresAprendizaje y Servicio: Estudio sobre el grado de satisfacción de alumnado de primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

FISS, Doris Maria Luzzardi  y  XAVIER, Fernando Weiss. Identidades Docentes e Educação Básica: as vozes dos professores. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.422-443. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422.

Este artigo tem como tema a produção das identidades docentes nos contextos da escola básica, objetivando compreender de que modo esse processo ocorre, buscando subsídios, sobretudo, em Maurice Tardif (2000, 2012), Maurice Tardif e Daniele Raymond (2000), Maria Manuela Alves Garcia, Álvaro Hypolito e Jarbas Vieira (2005). A pesquisa, realizada em 2013, tem um caráter qualiquantitativo. O tratamento dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo a partir da perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os dados foram produzidos através de um roteiro de perguntas direcionadas a 50 professores da Educação Básica, os quais atuam em escolas da rede pública, privada ou ambas, localizadas em Porto Alegre e Região Metropolitana. As respostas dos professores indicam que a produção das identidades docentes, no âmbito da escola básica, ocorre tanto a partir das experiências pré-profissionais como das experiências profissionais. Apesar da influência das políticas públicas e das mudanças curriculares, o profissional da educação detém relativa autonomia em sua prática profissional. Como conclusão, observa-se que as identidades profissionais docentes são produzidas a partir de diversos fatores e saberes, tensões e contradições.

Palabras clave : Identidade Docente; Escola Básica; Educação Contemporânea.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )