SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Teaching Identity and Primary Education: The voice of the teachersThe Philosophy of Language and its Implications for Teaching Practice: Wittgensteinian perspectives for teaching mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FOLGUEIRAS-BERTOMEU, Pilar  and  LUNA-GONZALEZ, Esther. Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.444-461. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p444.

Aprendizagem e Serviço (APS) é uma metodologia pedagógica que coloca em relação a escola e a comunidade na realização de um projeto em comum. Tomando por base esta metodologia, este artigo apresenta os resultados de um estudo descritivocompreensivo realizado com 96 estudantes de educação primária, buscando analisar seus níveis de satisfação com relação à participação em projetos de APS. Mediante a adaptação de um modelo de satisfação, se analisam 4 dimensões chave. A principal técnica de análise da informação é a análise de conteúdo na qual se triangulam técnicas e informantes. A análise realizada demonstra um alto índice de satisfação dos estudantes participantes e estimula a discussão sobre aspectos centrais da metodologia de APS: reflexão, avaliação e participação.

Keywords : Aprendizagem e Serviço; Educação Primária; Investigação Qualitativa; Satisfação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )