SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Identidades Docentes y Educación Básica: las voces de los maestrosA filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

FOLGUEIRAS-BERTOMEU, Pilar  y  LUNA-GONZALEZ, Esther. Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.444-461. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p444.

Aprendizagem e Serviço (APS) é uma metodologia pedagógica que coloca em relação a escola e a comunidade na realização de um projeto em comum. Tomando por base esta metodologia, este artigo apresenta os resultados de um estudo descritivocompreensivo realizado com 96 estudantes de educação primária, buscando analisar seus níveis de satisfação com relação à participação em projetos de APS. Mediante a adaptação de um modelo de satisfação, se analisam 4 dimensões chave. A principal técnica de análise da informação é a análise de conteúdo na qual se triangulam técnicas e informantes. A análise realizada demonstra um alto índice de satisfação dos estudantes participantes e estimula a discussão sobre aspectos centrais da metodologia de APS: reflexão, avaliação e participação.

Palabras clave : Aprendizagem e Serviço; Educação Primária; Investigação Qualitativa; Satisfação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )