SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Aprendizaje y Servicio: Estudio sobre el grado de satisfacción de alumnado de primariaEnseñanza, aprendizaje y formación de profesores hacia una EAD viva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; SILVA, Paulo Vilhena da  y  TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.462-480. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p462.

Neste trabalho apontam-se duas questões para discussão que, a nosso ver, se configuram como desafios da formação docente em matemática: o primeiro diz respeito às implicações dos estudos de filosofia da linguagem para o ensino da matemática, particularmente as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein. Este campo da filosofia, ao negar que os significados residem na mente, coloca a linguagem como personagem principal da aquisição dos conceitos. Conforme argumenta o filósofo austríaco, os significados de nossas expressões linguísticas são criações humanas, e a realidade é linguisticamente construída, o que coloca em questão teorias cognitivistas como o construtivismo. O segundo desafio concerne ao ensino da matemática como instituição humana, isto é, como patrimônio que deve ser socializado a todos, independentemente de suas diferenças de nível socioeconômico ou cultural.

Palabras clave : Ensino da Matemática; Teorias Educacionais; Prática Docente; Filosofia de Wittgenstein.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )