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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; SILVA, Paulo Vilhena da  e  TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.462-480. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p462.

Neste trabalho apontam-se duas questões para discussão que, a nosso ver, se configuram como desafios da formação docente em matemática: o primeiro diz respeito às implicações dos estudos de filosofia da linguagem para o ensino da matemática, particularmente as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein. Este campo da filosofia, ao negar que os significados residem na mente, coloca a linguagem como personagem principal da aquisição dos conceitos. Conforme argumenta o filósofo austríaco, os significados de nossas expressões linguísticas são criações humanas, e a realidade é linguisticamente construída, o que coloca em questão teorias cognitivistas como o construtivismo. O segundo desafio concerne ao ensino da matemática como instituição humana, isto é, como patrimônio que deve ser socializado a todos, independentemente de suas diferenças de nível socioeconômico ou cultural.

Palavras-chave : Ensino da Matemática; Teorias Educacionais; Prática Docente; Filosofia de Wittgenstein.

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