SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemáticaExplorando los saberes de las maestras en torno a la relación educativa: un estudio narrativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MOURA, Rosana Silva de; HARDT, Lúcia Schneider  y  ARRIAS, Neide. Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.481-501. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p481.

O presente estudo se propõe a discutir o ensino e aprendizagem em educação a distância no ensino superior, a partir de uma experiência em um curso de especialização lato sensu, direcionado à formação continuada de professores, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2014). Apresentamos e analisamos a especificidade do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica tendo em vista a perspectiva de uma EAD viva, ancorada em uma base estruturante que contém três elementos, a saber: 1) a aprendizagem é a razão de ser da escola 2) a indiscutível necessidade da prática pedagógica vinculada à gestão democrática na escola, demandando o trabalho colaborativo de seus sujeitos e, 3) a prática pedagógica é também teoria, porquanto quem a exerce é o professor-intelectual. Enfrentados os preconceitos iniciais sobre este formato de educação escolar, nos perguntamos: quais os alcances e limites verificados nesta experiência? Podemos aferir que os resultados desta experiência em educação a distância, ainda em curso, têm levado os professores-alunos a pensarem suas práticas pedagógicas em suas escolas.

Palabras clave : Ensino e Aprendizagem; Educação a Distância; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )